O ano de 2021 terminou e novos hábitos de formaram. O que é certo é que houve muitas tendências no trabalho que se destacaram no ano que terminou. E muitas delas vão-se manter para 2022.
Assim sendo, e de acordo com uma reflexão feita pela Microsoft, escolhemos três tendências que se vão manter neste ano que agora se inicia no que diz respeito ao trabalho.
Trabalho híbrido
A maior parte dos trabalhadores aponta o desejo de ter liberdade do trabalho remoto, mas ao mesmo tempo, são os mesmos que pretendem mais colaboração presencial após a pandemia. O que se prevê para o futuro é a liberdade que cada colaborador possa ter para escolher o melhor horário de trabalho para si próprio. Ter a flexibilidade para escolher um horário de trabalho que vai de encontro à vida que leva.
No sitio encontras uma gestão de espaços partilhados e uma modalidade criada a pensar no trabalho híbrido, o produto Hybrid Office, que permite à empresa escolher uma localização (13 localizações disponíveis) e os dias que o pretende ocupar.
Colaboração assíncrona
De acordo com o mesmo documento, no último ano houve um aumento da chamada “colaboração assíncrona”. No fundo é uma forma de trabalhar em conjunto, mas que não obriga a que as pessoas estejam a trabalhar ao mesmo tempo. E porquê? Devido às ferramentas de colaboração digital que permitem que isso aconteça. Nenhum colaborador é obrigado a estar presente em determinada reunião para ficar a par dos temas.
Investir no capital social
De acordo com especialistas da Microsoft, as interações espontâneas e informais que permitem a ligação entre os colaboradores e que sustentam a produtividade e a inovação são cada vez mais importantes. Por conseguinte, investir mais tempo na construção de uma cultura de empatia e de escuta ativa por parte de quem lidera é imperial em 2022.
Existem mais caminhos nos quais o mercado de trabalho se pode inspirar para haver uma relação ainda mais duradoura entre colaboradores e líderes, colaboradores e empresas. Uma delas é a importância renovada do bem-estar dos colaboradores. Não chega o que se fez no ano anterior, não irá chegar o que vai ser feito no mercado de trabalho de 2022, mas o importante é não parar de procurar a melhor das soluções para o mundo laboral perfeito.