É verdade que ao longo dos últimos anos foram nascendo novas profissões, acompanhando a evolução das sociedades, acompanhando as necessidades que vão nascendo no nosso quotidiano, cada vez mais diversificado. Uma dessas profissões está ligada ao trabalho online, ou seja, à internet.
Nómada digital é um conceito que nasceu nos últimos anos. É o trabalho de forma remota e online. Ou seja, podes estar em qualquer parte do mundo e ao mesmo tempo estar a trabalhar para qualquer empresa ou projeto. Basta para isso ter uma ligação à internet.
A empresa para quem trabalhas, seja como freelancer ou não, não obriga a estar em determinado local para poder colaborar com ela. Podes viajar por onde quiseres e ao mesmo tempo estar a trabalhar. A gestão do espaço é tua e do tempo também.
Não existe uma profissão específica de um nómada digital. Pode ser um produtor de conteúdos, como também pode ser um arquiteto ou advogado. É certo que há profissões que encaixam melhor num nómada digital, como marketer digital, consultor ou escritor. Mas também pode ser um professor de música e dar aulas online.
Algumas vantagens de ser nómada digital
Pode trabalhar de qualquer parte do mundo
O local de onde estás a trabalhar já não é importante. Seja na praia, no campo, numa montanha, no polo Norte ou Sul. O importante é que tenhas uma boa ligação à internet, ou seja, rápida para poderes comunicar com clientes, colegas, colaboradores, etc.
Criação do seu próprio estilo de vida
Esta liberdade que um nómada digital tem permite que seja mais feliz e se sinta livre. À partida faz apenas o que gosta e pratica um estilo de vida que lhe agrada. Por escolher o local onde está e por escolher os timings para trabalhar.
Várias fontes de rendimento
Por norma, o nómada digital faz trabalho de freelancer para vários clientes. Isso permite ter diferentes fontes de rendimento e faturar mais.
Claro que como em tudo existe o lado menos bom. Ser nómada digital também tem as suas dificuldades. Elas aparecem muito no início. Por vezes iniciar uma vida de nómada digital nem sempre é fácil. Porque precisa de criar uma “carteira de clientes”. Já para não falar sobre o receio que pode haver quando as coisas não correm bem no início. A adaptação a este conceito pode não ser fácil, assim como a gestão da carga de trabalho e por consequência horária.
Numa era que não se vive sem uma ligação à internet e onde já não existem empregos para a vida, nómada digital significa o rompimento com o emprego clássico que a cada dia que passa está a desaparecer. Ter uma reunião com um cliente via online permite estar em qualquer parte do mundo. Fazer um trabalho digital não obriga a estar numa determinada morada para o produzir. O nómada digital veio para ficar.
Já conhecias este novo conceito? Partilha este artigo com colegas, amigos e familiares para também eles saberem em detalhe o que é um nómada digital.