A partir de 2020 as empresas alteraram para sempre a forma como gerem os trabalhadores e como veem o modelo de trabalho híbrido. Durante a pandemia muitos profissionais passaram a trabalhar a partir de casa e com o confinamento tanto o trabalhador como a empresa aperceberam-se que existem vantagens e desvantagens de trabalhar a partir de casa, home office.
Com a chegada da pandemia as empresas aprenderam também a valorizar o bem-estar do colaborador e a serem mais flexíveis, tendo como resultado o aumento da produtividade.
Modelo de trabalho híbrido
O modelo de trabalho híbrido que até 2020 não era colocado em prática por maior parte das empresas, hoje deixa de ser tendência e passa a ser a realidade de muitos profissionais das mais diversas áreas.
Este modelo de trabalho combina o teletrabalho com a ida ao escritório. Desta forma é feita uma rotação de equipa e combina as idas ao escritório com as necessidades da empresa, por exemplo para reuniões presenciais, caso seja necessário.
Vantagens Modelo trabalho híbrido
Aumento de produtividade
A pandemia Covid-19 e a obrigatoriedade de confinar trouxe um misto de emoções a gestores e empregadores que viam o modelo de trabalho híbrido como sinónimo de falta de produtividade. Esta ideia rapidamente foi desmistificada quando uma grande parte das empresas viu a produtividade a manter e em muitos casos a subir no último ano e meio.
Este modelo de trabalho atribui a cada colaborador flexibilidade e liberdade tanto na gestão do tempo como na gestão dos projetos a que se está a dedicar. Esta autogestão permite ao profissional trabalhar nas horas em que é mais produtivo e com uma maior concentração.
Redução de stress
A liberdade na gestão diária das tarefas e a diminuição do tempo de deslocação para o trabalho contribuiu para o bem-estar de todos os profissionais. Especialmente em grandes cidades como Lisboa, o stresse começa logo de manhã na deslocação para o escritório com um tempo interminável no transito.
Nesse sentido o modelo de trabalho híbrido proporciona aos colaboradores o “melhor de dois mundos”. Se por um lado existem trabalhadores que preferem trabalhar sozinhos de qualquer parte, também existem profissionais que sentem a necessidade de socializar e mudar de espaço.
Redução de custos
A redução de custos de transporte para o colaborador e por consequência a redução de gastos de manutenção e consumíveis para a empresa são algumas das vantagens do método de trabalho híbrido.
É certo que houve e há várias discussões sobre a quem é alocado alguns dos custos do teletrabalho ou até mesmo do trabalho híbrido. A lei do trabalho em Portugal e no mundo sofrerá alterações futuras que contemplem as novas formas de estar e trabalhar.
Diversificação da equipa de trabalho
A nova forma de trabalho desmistificou o teletrabalho, mas também a contratação de profissionais que vivem noutra cidade ou adaptaram um estilo de vida e trabalho de nómada digital. Este modelo de trabalho permite à empresa uma captação de talento sem limites!
Segurança
Apesar da vacinação em Portugal estar a decorrer rapidamente e sem grandes percalços, a segurança e a pandemia ainda se mantêm no pensamento de muitos profissionais portugueses, especialmente num contexto laboral.
A adaptação das medidas de segurança, como por exemplo o uso de máscara em locais fechados, a lotação dos espaços e o distanciamento social está ainda bem presente nos nossos dias. O método de trabalho híbrido permite aos profissionais e empregadores trabalhar em segurança e sem atingir a lotação dos escritórios.
A tua empresa ainda não é adepta deste modelo de trabalho? Apesar do modelo híbrido ter sido adaptado e bem recebido por muitas empresas, existem outras que continuam a resistir à evolução da realidade laboral. A implementação de processos suaviza a introdução deste modelo de trabalho, ferramentas de planeamento para equipas, contabilização de tempos de tarefas entre outras, são excelentes para iniciar e testar esta nova realidade.
As vantagens do trabalho híbrido para empresas e colaboradores mudaram o paradigma do mundo do trabalho.
Gostaste deste artigo? Partilha-o com os teus colegas e amigos para também eles se adaptarem a esta nova forma de trabalhar.